Firmes nos "Banquetes"

Firmados em Cristo   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views

Serie para Retiro Ig. Bat. Emanuel 2022

Notes
Transcript

Proposição:

Mostrar que o Cristão deve ser firme em Cristo para fugir dos prazeres e tentações mundanos.

Texto:

Daniel 1.8 BEARA
8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia;então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.

Contexto:

Daniel deve ter nascido durante o reinado de Josias (640–609 a.C.), uma vez que provavelmente era um adolescente quando foi capturado e exilado em Babilônia. Ele testemunhou a meteórica ascensão de Babilônia sob a liderança de Nabopolassar e o declínio igualmente rápido da Assíria no derradeiro quarto do século 7 a.C.
Com a vitória de Nabucodonozor (605 a.C.), o príncipe caldeu foi até Judá e impôs vassalagem a Jeoiaquim, levando como reféns algumas pessoas da nobreza e levando consigo objetos do templo como prova de conquista (Dn 1.1).
O livro de Daniel cobre o período que vai de 605 a 536 a.C., 70 anos dramáticos que testemunharam a ascensão e a queda do império neo-babilônico e a ascensão da Medo-Pérsia como o poder dominante no Oriente Médio.
A própria ascensão de Daniel à fama e ao poder foi meteórica, uma vez que seu contemporâneo Ezequiel o menciona como modelo de sabedoria e virtude (Ez 14.14,20), foram necessários pouco mais de quinze anos para que a reputação de Daniel atingisse proporções imperiais.
Ao todo, Daniel serviu durante o reinado de cinco reis de Babilônia e dois governantes persas. Além de oferecer uma perspectiva interna das cortes pagãs e do trato de Deus com os soberanos seculares de seu tempo, Daniel oferece informação sobre a ascensão do império macedônio e oferece detalhes significativos do prolongado conflito entre os poderes que sucederam a Alexandre.

Propósito do livro:

Estimular esperança na restauração futura de Israel demonstrando como Javé está concretizando Seus objetivos para a nação por meio de impérios humanos até que o reino divino seja estabelecido (Carlos Osvaldo Cardoso Pinto, Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento)

Introdução:

Na babilônia alguns do povo de Israel foram selecionados para receber educação especializada. Entre os que foram escolhidos estavam os mais prováveis lideres naturais (família real e nobreza). Eles deveriam ser reeducados e tratados como nobres (v. 3-4)
Vários objetivos estavam em vista, uma reprogramação religiosa e uma lavagem cerebral que, ao mesmo tempo em que enfraqueceria a perspectiva de uma futura liderança capacitada entre os israelitas, potencialmente fortaleceria a sociedade babilônica quando o processo fosse completado (v. 5b)
A reeducação começou com o ato de se dar novos nomes aos escolhidos. Cada um desses nomes tinha um significado religioso, como os sufixos dos nomes em hebraico podem indicar -Dani-el significa "Deus é meu juiz: Hanan-ias significa "Javé foi gracioso", Misa-el significa "Quem é como Deus? Azarias “Javé ajudou”. Enquanto as formas de seus nomes babilônicos talvez pareçam corrupções deliberadas (um sinal para o leitor da mentira neles envolvida), os nomes de deuses pagãos (eg, Bel, Nabu e possivelmente Aku) eram neles conservados. Tinha-se em vista uma mudança de identidade (não mais filhos de Deus) e de destino (Babilônia e não Jerusalém), sendo que ambas seriam reforçadas pelo uso constante.
Esse transformar para se moldar a cultura babilônica vinha por meio de coisas simples, prazerosas e “inocentes”, vinha através de um bom tratamento, boa alimentação, bom estudo.
Diferente do resto do povo que estava sofrendo como escravos, com trabalhos forçados, moradias precárias, abusos e fome, esses homens foram tentados a fugir de Deus pela boa vida, pela boa educação, pelos prazeres do mundo.

Transição:

Os jovens de hoje também têm sofrido com a mesma “lavagem cerebral”, com o mesmo remodelamento cultural e religioso que Daniel estava sofrendo, e assim como em Daniel, isso tem vindo de maneiras sutis a vocês, tem se apresentado através da:
Mídia – filmes e conteúdos onde o homossexualismo, o sincretismo religioso, o hedonismo, o feminismo e todos os outros “ismos” tem adentrado em nossas casas e em nossas mentes, corrompendo o ensino bíblico
Redes Sociais – os mesmos valores mundanos que a mídia passa estão inundando as redes, e além disso, a luxuria, o consumismo e a cultura de insatisfação e desejo tem crescido dentro de nossas igrejas e juventudes, levando a pecados com inveja, ciúmes e desejos.
Festas e turmas – A pressão de participar de festas, de turmas leva muito e muitos jovens a cair em pecados e até mesmo se distanciar da Palavra de Deus.
Escolas e Faculdades – O ensino dentro das escolas e faculdades visa minar e destruir a fé e os princípios bíblicos, e tem levado muitos jovens a apostasia.
Como jovens vocês estão enfrentando a mesma luta que Daniel enfrentou, o mundo e suas instituições tem tentado mudar sua cultura cristão, desvalorizar os ensinos e mandamentos bíblicos.

Esboço

Como podemos então se manter firmes em Cristo para resistir a todos esses ataques que recebemos contra nossa fé?
Romanos 12.2 BEARA
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
A Bíblia NVT fez uma tradução desse texto que eu gosto muito:
“Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês”. Romanos 12:2

1- Coragem de ser diferente

“Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo...”
Para continuar firmes em Cristo primeiramente devemos ter a coragem de ser diferentes.
Diferentes dos amigos
Diferentes dos colegas
Diferentes nas redes sociais
O cristão é chamado para ser:
Luz do mundo
Sal da Terra
Mateus 5.13–16 BEARA
13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo.Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Como Cristão, você deve se diferenciar dos outros
O Cristão deve “incomodar” o mundo, viver de forma diferente
Isso deve ser feito de forma consciente, assim como Daniel fez, ele resolveu não se contaminar (Dn 1.8)

2- Humildade em deixar Deus transformar

“...mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar...”
A luta contra os prazeres do mundo não será vencida com nossa própria força;
Devemos ser corajosos sim, mas também humildes em reconhecer que só com Deus conseguiremos vencer.
Só Deus pode mudar nosso pensamento
Só Deus pode nos dar força para mudar as atitudes
As vezes queremos agir sozinhos em nossa própria força
A renovação traz o conhecimento de Deus
Colossenses 1.9–10 BEARA
9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;
A renovação traz paz
Filipenses 4.7 BEARA
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
A renovação leva à obediência
Romanos 8.5 BEARA
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.

3- O prazer em Deus

“...a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês”.
O resultado de ter coragem para mudar e humildade para deixar Deus agir é ter o prazer de experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus
A consequência de deixar Deus nos mudar é sentir o prazer da presença de Deus

Aplicação

Tenham a coragem de mudar e ser diferente
Você tem sido diferente?
Tenham a humildade de deixar Cristo agir
Você tem lutado com Deus e não tem dado ouvido ao Espírito Santo?
Como consequência vocês experimentaram a sensação mais prazerosa que existe no mundo, a sensação de estar próximos de Deus.
“EM CRISTO DEVEMOS NOS FIRMAR PARA NÃO SE CONTAMINAR”